segunda-feira, 19 de julho de 2010

A vida é grande pra caramba

Só de sair de casa você percebe que a vida é grande pra caramba.

Despretenciosamente, você coloca a primeira roupa que vê na frente e vai caminhar na praia.
Sabe aquele dia que não está nem muito frio pra você sair de casa de gorro e luvas, porque em Santos é assim, faz um ventinho um pouco diferente, as pessoas já estão tremendo os lábios; e nem muito calor, para você pegar sua cadeira e torrar no Sol. Não, estava aquele dia que você tinha que sair de casa para, simplesmente, caminhar na praia e perceber como é bom demais caminhar na praia.

Se eu pudesse fazer uma lista de coisas que eu agradeceria minha mãe, seria ter saido daquele fim de mundo, ir para São Paulo e resolver, sei lá porque, morar em Santos. Para muitos a minha cidade não serve pra nada, só tem as oferendas pra Iemanjá que duram o ano inteiro e aquela areia escura por causa do mangue, mas que bom que eu moro em Santos e que bom que eu posso caminhar na praia.

Hoje eu consegui ver na minha caminhada como tem vida por ai; como tem amor, felicidade, sossego, choro, conversa fiada, declarações de amor. Tem aqueles meninos que jogam bola ao longo da praia e que fazem daquele momento o mais importante de suas vidas; os cabelos despenteados e desfigurados daquela senhora, depois de um vento louco e desmedido; tem os magrinho, cheinhos, baixinhos, de chinelo, de tênis, descalços, de qualquer jeito. Ai, você começa a perceber, e para isso precisa sair de casa, que tem histórias acontecendo com um cenário perfeito.

Depois de pequenas coisas como, varrer a casa numa quinta- feira a tarde e cortar pequenos pedaços de bolo de banana para ver uma revista de fofoca com a sua mãe, eu percebo que a vida já me deu coisa pra caramba. 
Essa semana, você já se sentou com a sua mãe para jogar conversa fora? Voce devia fazer isso.

Depois de ver minha mãe chorar de rir por alguma piadinha do FRIENDS e dormir como um bebê depois dos plantoês noturnos no Pronto Socorro, eu vejo que a vida me dá coisa pra caramba.

Lembrar dela colocando aquele lenço antes de sair para qualquer lugar num sábado a noite, eu percebo que a vida é linda pra caramba.

Depois de ve- la dando suas opiniões sobre qualquer assunto que os telejornais possam promover, eu percebo que a vida é sabida pra caramba.

E depois, de andar pela praia, naquele por-do-sol que se eu fosse você não perderia mais um daquele de jeito nenhum, e ver a alegria daquela família em tomar um suco de laranja juntos ou de ver os meninos jogando bola, eu lembro da minha linda mãe e dos vários momentos simples que passamos juntas, porque ela me faz perceber que a vida é bonita pra caramba. 
Caminhar na praia me fez pensar que as coisas são tão simples e a gente só dificulta, ou melhor, a gente perde tempo e não pecebe que a vida acontesse e você, eu, muitas vezes não está nem ai.



Hoje eu sorri pra todo mundo que passava na rua.
Sorri para o goleiro do jogo de futebol, para o cara da bicicleta...
Sorri daquele jeito de canto de boca, sabe?!

Desejo pra você muita vida, pra caramba!

Até amanha.

Boa noite

Bruna Ribeiro











Um comentário:

  1. A vida dá todos os recursos pra um filme perfeito, não?

    Sabe o que eu mais amo nessa vida grande pra caramba? OS ENCONTROS!!! Minha amiga, veja a vida que loucura. Sua mãe nessa idéia de sabe lá porque de ir pra Santos fez com que a minha vida encontrasse na tua e esse nosso encontro é ou não é uma daquelas coisas lindas que a gente vai se esbarrando no meio do caminho? Aí as vezes a gente decide ir carregando elas pra junto da gente. Carrego teu encontro comigo até o fim, pq no filme da minha vida, nosso encontro faz toda a diferença.

    ResponderExcluir