sexta-feira, 23 de julho de 2010

Trilha sonora

Dalto Roberto Medeiros (Niterói, 22 de junho de 1949), artisticamente conhecido como Dalto, é um cantor e compositor brasileiro.
No início da década de 70, Dalto atua como vocalista do grupo niteroiense de rock "Os Lobos", com o qual gravou o compacto Fanny pela gravadora "Top Tape". Após esse breve início de carreira, sai do grupo para estudar Medicina, formando-se médico. Em 1974, lança-se em carreira solo gravando um compacto simples para a Odeon. O sucesso, contudo, só apareceria mesmo nos anos 80, mais precisamente em 1981, quando obteve seu primeiro êxito como compositor com a canção Bem-te-vi, parceria com Cláudio Rabelo mas gravada por Renato Terra, a qual vendeu 250 mil cópias.

Dalto, o cantor das madrugadas, embalava os corações apaixonados e pulsantes, cheios de amor e vontade de viver romances de tirar o fôlego.

Valquíria foi apresentada à Dalto de um jeito um tanto quanto peculiar. Não foi na rádio, nem em uma discoteca da Ilha Porchat, mas pelo telefone.

Meu pai, ex- jogador do Ituano-SP, era romântico. Por mais que tivesse aquela cara de bravo e aquele porte mais sisudo, ele gostava de impressionar. Viveu anos com uma mulher e seus 3 filhos que ajudava a criar e, durante esse tempo, desapareceu. Minha mãe, ainda sentida pelo romance com o piloto tinha um sonho de casar e ser feliz e fazer o outro feliz. 

Depois de 10 anos um telefone tocou.
- Alô?!
- Escuta essa música:

Olhar você
E não saber
Que você é a pessoa mais linda do mundo
E eu queria alguém bem no fundo do coração

Ganhar você
E não querer

É porque eu não quero que nada aconteça
Deve ser porque eu não ando bem da cabeça
Ou eu já cansei de acreditar...

O meu medo é uma coisa assim
Que corre por fora entra vai e volta sem sair
Não, não tente me fazer feliz
Eu sei que o amor é bom demais,
Mas doi demais sentir

Você,
E não saber
Que você é a pessoa mais linda do mundo
E eu queria alguém bem no fundo do coração

O meu medo é uma coisa assim
Que corre por fora entra vai e volta sem sair
Não, não tente me fazer feliz
Eu sei que o amor é bom demais,
Mas dói demais sentir

Você,
E não querer,
É porque eu não quero que nada aconteça
Deve ser porque eu não ando bem da cabeça
Ou eu já cansei de acreditar...
Humm... ou eu já cansei de acreditar,
Ou eu já cansei.....

- Valdec, o que significa isso?
- Quero te ver...e tem que ser hoje! Podemos nos encontrar?

E depois dessa conversa nada convencional pelo telefone, eles se encontraram num barzinho perto da casa de minha mãe, e com mais um casal de amigos que tramavam isso com o romântico Valdec, conversaram e decidiram viver juntos.

- Você quer ficar comigo?
- É o que eu mais quero na vida.
- Então é para casar! Eu quero ter filhos e quero que eles saibam que eles terão um pai. E eu espero que ele seja você!
- Valquíria....
- Oi...
- Quer casar comigo?

Isso era meados de Outubro, então você já pode imaginar que noite boa que fazia no litoral.

Em fevereiro eles casaram e em dezembro veio o primeiro presente de Deus. Alyne, sua primeira filha.

Minha mãe se casou com o grande amor da vida dela; com o homem que era e sempre será a referência de nossa casa, referência de amor e cuidado que ela tanto queria que ele fosse.
Ela sonhava com um pai zeloso, e a gente tinha o melhor homem para isso.

 Depois de um tempo, meu pai deu a minha mãe o vinil que ele usará naquele dia, com uma dedicatória:
" Para a minha esposa, de seu Valdec". Ela guarda esse disco como uma relíquia, como se fosse a primeira grande prova de amor. Lindo, né?!

Valeu, Dalto!
Você conseguiu juntar meus pais mais uma vez.

E, mesmo com a distâcia que Deus permitiu que acontecesse, eles ainda estão juntos e ligados pela melodia  brega, linda e perfeita.

As história boas, aquelas que dá gosto de contar, sempre são embaladas por boas músicas.  Eu não sei quais são as músicas e letras que embalaram a sua história, mas tente escolher aquela que daqui há alguns anos, te faça ficar sem ar e fazer seu coração bater da mesma maneira que a ouviu pela primeira vez.

A gente nem tem mais vitrola em casa e assim fica quase impossível de escutar, mas eu tenho certeza que  ela lembra da música, lembra em que lugar o vinil tá arranhado e se está no lado A ou lado B.
Eles sabem...

  " Faça um pedido
Jogue a moeda na fonte comigo
Quem sabe o amor dirá que sim, que sempre
Esperava por nós ali.
Basta um desejo
Basta um beijo sem nenhum motivo
É só acreditar no amor, pra sempre
Que o céu saberá te ouvir
". Dalto

Até amanhã.

Bruna Ribeiro






 

2 comentários:

  1. Chorei com o Dalto, mais um deses personagens que entram perdidos sem sabem que estão em cena. Chorei com Valquiria e Valdec e sua história de amor tão tão tão potente. Ai, vésperas de estreia dessa minha coisa que fala da vida e os momentos dignos de eternidade, TAÍ, NÉ?

    basta um desejo...

    ResponderExcluir
  2. sempre ouvi essa música com a Marina Lima... jamais imaginei que podia ser uma música desse tal de Dalto tão importante na vida dos dois.

    Lindo de novo

    ResponderExcluir